Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Projeto de pesquisa “Material de Construção Sustentável: Blocos de Terra Crua Estabilizados Alcalinamente”abre processo seletivo para voluntários
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto de pesquisa “Material de Construção Sustentável: Blocos de Terra Crua Estabilizados Alcalinamente”abre processo seletivo para voluntários

  • Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 18h27
  • Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 19h02
  • Acessos: 549

Apresentao3O projeto de pesquisa “Material de Construção Sustentável: Blocos de Terra Crua Estabilizados Alcalinamente”, sob coordenação do Prof. Me.  Carlos Maviael de Carvalho, entre os dias 23 a 27 de setembro de 2019, estará com inscrições abertas para a seleção de 20 (vinte) voluntários para atuar no projeto.

As vagas são direcionadas aos acadêmicos do curso de Engenharia Civil do IEA que estejam cursando a partir do 2º período letivo. As inscrições serão realizadas na secretaria acadêmica durante o horário de expediente. 

A seleção dos candidatos acontecerá no dia 01 de outubro de 2019 (local a definir), por meio de entrevista. O resultado será divulgado no dia 10.

Contextualização do projeto

Uma das características dos adobes é a sua suscetibilidade em relação à água. Para adaptá-lo aos usos “modernos”, é preciso intervir na matriz de terra para torná-la resistente também à ação da água. A cal tem sido usada para tal, porém aqui se pretende usar outra alternativa que é a ativação alcalina que tem a vantagem de melhorar a trabalhabilidade do material, permitindo redução da quantidade de água com consequente melhoria da resistência, dar estabilidade dimensional e torná-lo resistente à água. A ativação alcalina é uma técnica relativamente recente que consiste em agrupar partículas de materiais ricos em sílica e alumina amorfas, em ambiente alcalino, formando um material cimentício. O produto dessas reações é comumente chamado de geopolímero. O objetivo desta pesquisa é obter um material cimenticio de baixo impacto ambiental para construções de casas populares.

 

Cronograma

Atividades

Período

Período de Inscrição

23 a 27/09 2019

Entrevistas

01/09/2019

Resultado

10/10/2019

registrado em:
Fim do conteúdo da página