Exposições, minicursos e palestras marcam a II Semana Experimental e II Feira de projetos no IEA
Encerrou na sexta-feira (13), a II Semana Experimental e II Feira de Projetos, realizada no Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA/Unifesspa), que abordou o seguinte tema: os desafios e possibilidades do exercício profissional. Foram cinco dias de intensa programação, com palestras, minicursos, visitas técnicas, mesa redonda e exposição de projetos.
“O evento é uma oportunidade de troca de experiências e a possibilidade dos discentes conhecerem diferentes experiências na área da construção civil, a partir de relatos de profissionais que atuam na área, bem como deslumbrar o mundo de possibilidades e desafios do mercado de trabalho. A iniciação dos discentes em defesa de seus trabalhos acadêmicos, publicamente, para oportunizar a vivência de eventos científico, com a apresentação de trabalhos no formato de pôster e comunicação oral”, destacou a coordenadora do evento, a professora Drª. Cláudia Queiroz de Vasconcelos.
Dentre as atividades, as que mais chamaram a atenção dos visitantes foram as exposições de “Estudo de desenhos” e de “Projetos de intervenção”, desenvolvidos pelos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil, como relatou a professora da rede municipal de Santana do Araguaia, Antônia Cristina, que participou do evento: “os projetos foram bem desenvolvidos, contribuiu bastante para a nossa aprendizagem e desenvolvimento, apesar de os alunos serem iniciantes, eles fizeram projetos bem feitos e com dedicação, demonstraram o seu melhor”.
“A Feira de Projetos amplia nossa visão e nos prepara para o mercado de trabalho lá fora, não é apenas montar uma maquete 3D e apresentar, a professora exige desde o cumprimento de necessidades do cliente (fictício) até especificações de materiais. Trabalhar dessa maneira contribui para o profissional que estamos nos tornando. O nosso projeto abordou o conceito contemporâneo, a proposta aderiu ambientes abertos e espaços amplos para lazer. A socialização foi o foco principal ao elaborar nosso projeto, visando a atual realidade onde passamos pouco tempo com a família, promover essa união em um projeto é gratificante”, relatou Franckeliny de Paula Sales Amaral, acadêmica do 2º período do curso de Engenharia Civil do IEA.
Entrega da premiação para vencedora do concurso da Logomarca do EMEC
Na oportunidade, foi realizada a entrega da premiação para a servidora Talita Silva Nascimento, a vencedora do concurso da criação de logomarca do escritório modelo de Engenharia Civil, que, em sua fala, destacou a honra de ter sido a campeã e de sua inspiração para elaboração da logomarca: “sinto-me lisonjeada em ter a logomarca que criei classificada em primeiro lugar no concurso para criação da logomarca do Escritório Modelo de Engenharia Civil (EMEC), em ter meu trabalho reconhecido e utilizado em um projeto de tamanha importância para o Instituto de Engenharia do Araguaia, como o EMEC já vem sendo. Minha inspiração partiu do princípio da engenharia, de que de uma ideia traçada no papel cria-se um mundo de possibilidades. Tendo isto como ponto de partida representei através do contorno da sigla do EMEC o desenvolvimento de uma edificação, simbolizando, através dessa construção, a colaboração do EMEC / IEA no desenvolvimento de seus participantes e discentes na prática de suas atividades dentro da graduação, demostrando, também, através da base da logo, o apoio e colaboração ao EMEC dados pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará”.
Redes Sociais